Sobre

Projeto “À Descoberta no Museu: Construir Ciência”

Conceito:
Com base no método de aprendizagem ativa no ensino das ciências (IBSE), este projeto pretendeu o intercâmbio entre alunos do ensino secundário e investigadores do Museu Nacional de História Natural e da Ciência para o desenvolvimento de planos de investigação no campo e/ou no laboratório, utilizando as coleções do museu como fonte de informação e motivação.

Objetivos:
Pretendeu-se que os alunos completassem os seguintes objetivos:
1. Formulação questões a partir das coleções do museu;
2. Criação e realização de um plano de investigação baseado numa coleção científica;
3. Comunicação dos resultados da investigação desenvolvida.

Desenvolvimento do projeto e atividades propostas:
Durante o ano letivo 2013/2014, alunos do ensino secundário, das escolas parceiras, executaram planos de investigação desenvolvidos pelos próprios em colaboração com os investigadores do museu. Os planos foram executados na escola e/ou no museu, no âmbito de diversas disciplinas: ciências naturais e físico-químicas, astronomia, matemática e história da ciência.

O desenvolvimento deste projeto incluiu:
- Momentos de visita ao museu para conhecimento, pelos professores e alunos, da investigação que aí se desenvolve, permitindo encontrar contextos comuns de trabalho;
- Conceção e execução dos planos de investigação e comunicação dos respetivos resultados;
- Avaliação das diferentes atividades.

O projeto “À Descoberta no Museu: Construir Ciência” participou no Seminário "A Aprendizagem Ativa no Ensino das Ciências: que Vantagens?", que decorreu no MUHNAC a 30 de novembro de 2013.